Fit Cultural: o alinhamento entre colaborador e a cultura da empresa
Encontrar o candidato perfeito, com um bom currículo e que ainda esteja alinhado com os objetivos da sua empresa é bem difícil, não é? Essa dificuldade é mais comum do que parece e muitas empresas sofrem com as contratações equivocadas.
As empresas são compostas de pessoas e por isso possui crenças, comportamentos, valores e objetivos. Imagina então conhecer um candidato que muito mais do que um bom currículo, apresente ideias alinhadas com a proposta da sua empresa? Essa é a tarefa do fit cultural.
O fit cultural é o alinhamento entre o colaborador e a cultura da sua empresa e deve ser feito em etapas, começando com tarefas internas importantíssimas..
- Comece definindo a cultura organizacional da sua empresa
Qual é a missão, visão e valores, como é a hierarquia, quais são os cargos de liderança, qual é o método utilizado pela empresa para treinar o funcionário, se ela é aberta a inovações, se os colaboradores possuem voz ativa ou até mesmo se há oportunidades de crescimento.
- Defina objetivos e metas
Quais os objetivos que a empresa possui, quem são seus clientes, como um representante da sua empresa deve ser/se portar,
- Descubra lacunas
Defina o que falta na sua empresa, o que precisa ser melhorado e quais as dificuldades que ela enfrenta.
Importante: use o diálogo! Converse com sua equipe para entender todos esses itens, registre tudo e tenha isso como um documento oficial. Implementar essas ações é essencial!
Agora, com tudo definido e alinhado, será mais fácil encontrar o candidato ideal para a sua empresa. O melhor do fit cultural é que ele não ajudará só a empresa, mas o candidato também, pois a identificação e conexão deve acontecer de ambos os lados, para que se tenha mais assertividade e produtividade.
Relacionados


Ação de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento. Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia...
Leia mais

Como evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia mais

Lições sobre a palestra "O poder do suficiente"
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da...
Leia mais

Atlas Schindler e Techware: case de sucesso
Para tentar conter os danos causados pelo coronavírus na economia, o Governo Federal tomou uma série de medidas durante a pandemia, para que as empresas mantivessem suas atividades durante o período de distanciamento social, assim como providências que, por sua...
Leia mais

Atlas Schindler escolhe Techware e utiliza o Rhevolution
Com mais de 135 anos de história, a Atlas Schindler, empresa líder no mercado de transporte vertical e reconhecida como sinônimo de segurança e qualidade escolheu a Techware como fornecedora para BPO - terceirização de folha de pagamento. A empresa suiça está...
Leia mais

Central de Implantação do eSocial Techware
O eSocial está chegando! E a sua empresa, já está preparada para encarar este desafio? O eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-as no...
Leia mais