Como estruturar a comunicação interna de uma empresa?
Revistas, murais, aplicativos, intranet, newsletter… afinal, o que é mais eficaz na comunicação corporativa? O que pensar na hora de estruturar uma área de comunicação interna? Por onde começar, qual é o melhor caminho?
Se não tivermos estratégias, ferramentas, ações e métricas personalizadas de acordo com os objetivos e metas da área de Comunicação e do negócio da empresa, nenhuma das alternativas será eficaz na comunicação interna, nem mesmo todas juntas. Porque comunicar apenas por comunicar não funciona, não traz os resultados esperados pela organização.
Então vamos lá: Em que ponto estamos? Qual é a nossa estrutura, a nossa audiência? Qual a percepção dos funcionários sobre a Comunicação Interna praticada na empresa hoje?
Nessa etapa é preciso ouvir, para conhecer as percepções e expectativas da equipe. Isso ajuda não somente no estudo de cenários, como também na valorização dos times, que passam a se sentir parte essencial das estratégias empresariais.
Depois do diagnóstico interno é hora de definir os objetivos para a comunicação interna, lembrando que a política de comunicação precisa ser simples, realista, transparente e focada no público-alvo. A mensagem precisa ser definida especialmente para cada um deles, precisa ser segmentada.
A escolha da ferramenta vai depender diretamente da estrutura da empresa, número de pessoas na organização e também do orçamento destinado ao plano. Com o passar do tempo é possível analisar qual está sendo a ferramenta mais eficaz para a sua realidade, fazendo ajustes e adaptações quando necessário.
Priorize a comunicação face to face, o “olho no olho”. Iniciativas diferenciadas e por vezes custosas jamais vão substituir essa prática.
O fator mais importante da comunicação e ponto principal para o engajamento é a atuação da liderança, visto que o posicionamento oficial da empresa precisa estar alinhado com os gestores constantemente.
É importante deixar claro que uma das atividades essenciais da liderança é se comunicar com seus subordinados, esclarecer suas dúvidas e o posicionamento da empresa em diversas questões. E é preciso transparência e verdade para diminuir os ruídos que estão sempre um passo à frente dos canais oficiais, ou seja, a comunicação espontânea entre os próprios colaboradores.
Vale lembrar que, nos dias de hoje, a área de comunicação tem um papel muito mais de viabilizador da comunicação e moderador de conteúdo do que provedor absoluto e fonte de informações. Na era das redes sociais onde todos compartilham conteúdo, a responsabilidade de comunicar é de todos. Muitas empresas incluem em sua estratégia de comunicação campanhas que fomentam essa iniciativa, para que os colaboradores de forma efetiva sejam os porta-vozes da empresa, sempre com o respaldo da área de comunicação.
Podemos concluir que nenhuma estratégica trará o resultado esperado e nenhuma ferramenta te levará à comunicação adequada se você, responsável pela comunicação corporativa, não estabelecer uma relação de confiança, ou seja, o que é falado deve ser cumprido. À risca. Sempre. Sendo assim, os canais de comunicação interna, servirão de combustível ou reforço, mas jamais como fonte isolada de informações.
Aline Galeano – TechDesigner | Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.
Relacionados


Banco de Horas x Horas Extras: entenda a aplicação dessas políticas e os diferentes impactos na gestão de seus colaboradores
Sabemos que a CLT determina que o trabalhador atue, no máximo, por 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Porém, em alguns casos, esses horários podem ser extrapolados, desde que não haja prejuízos à saúde do colaborador, respeitando o limite...
Leia mais

A saúde do colaborador como parte da estratégia das empresas que querem resultados
Por muito tempo, saúde e bem-estar no mundo corporativo estava associado às condições físicas do colaborador. Com os crescentes debates e cada vez mais conhecimento disponível acerca do assunto, as empresas passaram a olhar com mais atenção para a saúde...
Leia mais

Psicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar. Tive...
Leia mais

Lições sobre a palestra "O poder do suficiente"
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da...
Leia mais

Tecnologia e gestão de pessoas
O cenário em que vivemos tem se tornado cada vez mais imprevisível e volátil, mas uma coisa é certa: a tecnologia aliada à expertise tornou-se uma ferramenta fundamental para a otimização da eficiência operacional das empresas. Estar por dentro das...
Leia mais

Human Experience Management: melhore a jornada do funcionário com as nossas soluções
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nas empresas, e muitas pessoas estejam receosas com a possibilidade de perder o emprego ao serem substituídas por sistemas dotados de inteligência artificial, a verdade é que os empregados nunca tiveram tanta...
Leia mais