Conheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego.
Na Medida Provisória nº 927, do dia 22 de março de 2020, foram anunciadas algumas medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, desde a liberação do teletrabalho, antecipação de férias, concessão de férias coletivas, antecipação de feriado, abono do banco de horas até recolhimento de FGTS.
Em 01 de abril, foi criada a Medida Provisória nº 936 que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda com medidas trabalhistas complementares para o enfrentamento da doença no país. A medida tinha (e ainda tem) como objetivo:
– Preservar o emprego e a renda;
– Garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais; e
– Reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.
A medida garantiu, entre outras coisas, que o trabalhador tivesse seu emprego preservado, evitando demissões em massa, enquanto empresários conseguiram o apoio do Governo para realizar o pagamento de seus colaboradores e não ficassem tão prejudicados financeiramente. Além do mais, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda garantiu um auxílio a profissionais que tiveram os contratos suspensos ou redução da carga horária.
No dia 03 de abril, a Medida Provisória nº 944, instituiu o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, destinado à realização de operações de crédito para empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas, excetuadas as sociedades de crédito, com a finalidade de pagamento de folha salarial de seus empregados.
Com a pandemia ainda sendo um fator preocupante para a retomada da economia no país, algumas das medidas foram prorrogadas e devem continuar em vigor por um tempo. Já a MP-936 foi convertida na Lei Nº 14.020 no dia 13 de julho de 2020.
Como as Medidas Provisórias ainda afetam os trabalhadores?
As principais medidas oferecidas pelo Governo Federal desde o início da pandemia foram:
– Autorizada a redução proporcional de jornada de trabalho e salário;
– Permissão da suspensão temporária do contrato de trabalho;
– Benefício emergencial de preservação do emprego e da renda;
– Teletrabalho: autorização para mudar o regime de contrato para trabalho remoto;
– Antecipação de férias individuais;
– Concessão de férias coletivas;
– Aproveitamento e concessão da antecipação de feriado;
– Abono do banco de horas;
– Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;
– Recolhimento do FGTS;
entre outras.
Confira mais detalhes de todas as medidas provisórias aqui. (link)
No caso das medidas prorrogadas, ou tornando-se Lei (no caso da MP-936), o empregador pode prorrogar os acordos de suspensão de contrato ou redução salarial., respeitando entretanto, o prazo máximo de 90 dias pois o prazo de duração do benefício não altera, ou seja, uma vez que a redução da jornada de trabalho e salário possui prazo máximo de duração 90 dias e a suspensão contratual prazo derradeiro de 60 dias, isto também não muda e o empregado não poderá ter seu contrato suspenso por mais 60 ou 90 dias.
A prorrogação é válida para quem ainda não participou de qualquer modalidade de benefício ou os que já participaram, desde que respeitado o prazo máximo do benefício.
Relacionados
Quais são os prós e os contras do processo de terceirização de serviços?
Optar pela terceirização de serviços é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que querem manter o foco no negócio, atuando de maneira mais estratégica e conseguindo melhores resultados em relação à concorrência. Trata-se de uma manobra inteligente ―...
Leia maisConheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego. Na Medida...
Leia maisTrabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia maisRhevolution Cloud da Techware: participe da era digital
Imagine contar com uma solução completa para Folha de Pagamento e Recursos Humanos que seja unificada por design, compartilhando a mesma base de dados, e que faça parte da vida do profissional antes mesmo de seu primeiro dia de trabalho...
Leia maisComo evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia mais