Skip to content

Descubra como os processos de Folha de Pagamento podem contribuir para as métricas ESG

Sistema de Folha de Pagamento
Techware
Setembro 20, 2023

Certamente, você já escutou em algum momento ou leu algo sobre ESG por aí, afinal, essa sigla que denomina Environmental, Social and Governance (Ambiente, Social e Governança) está nos holofotes do mercado, sendo vista como uma importante prioridade e também como uma resposta aos desafios da sociedade contemporânea, apesar de não ser um conceito tão recente.

As métricas ESG não devem fazer parte apenas de uma postura organizacional momentânea e sim de ações a longo prazo, que pautarão a maioria das decisões corporativas, pois isso reforça o comprometimento da empresa com o mercado, colaboradores, meio ambiente, clientes e com a sociedade como um todo. 

Além disso, os três pilares costumam ser utilizados como critérios, principalmente por investidores, para mensurar se a empresa de fato possui práticas sustentáveis e se gera impactos positivos sociais e ambientais. 

A pesquisa “Global Reporting and Institutional Investor Survey” da EY, que ouviu mais 1.040 líderes financeiros seniores nas empresas e 320 investidores, revela que 99% dos entrevistados utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento. Além disso, 78% deles acreditam que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo.

Organizações que implementam o ESG demonstram que possuem um propósito maior e que seu modelo de negócio não valoriza exclusivamente o lucro. Esse posicionamento as torna muito mais atrativas para o mercado, especialmente para os clientes, que hoje buscam cada vez mais por conexão e identificação com a marca. 

Mas, o que inicialmente pode ser ajustado ou modificado internamente para ajudar a sua empresa a se alinhar com as práticas ESG? 

Existem diversas práticas que podem ajudar a alcançar esses objetivos, mas nesta publicação, explicaremos como a tecnologia para Folha e RH consegue contribuir positivamente para que a empresa se alinhe a algumas métricas ambientais, sociais e de governança. Continue a leitura!

Papel do RH no cumprimento de metas ESG

No cotidiano de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a sustentabilidade vai muito além dos cuidados com o meio ambiente, englobando desde o consumo consciente dos recursos naturais, assim como a postura e as iniciativas concretas da organização em políticas públicas, até a preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores.

As pessoas também estão no centro do ESG, por isso os departamentos de RH participam ativamente desta pauta, pois são os responsáveis por planejar ações que promovam tanto o desenvolvimento sustentável quanto o desenvolvimento pessoal da equipe, garantindo que essas políticas sustentáveis de fato sejam cumpridas. 

E por que não começar pela Folha de Pagamento, que é uma atividade fundamental e de grande relevância em qualquer organização? 

Se você ainda tem dúvidas sobre como os processos de Folha de Pagamento podem contribuir para o cumprimento de métricas ESG, confira a seguir 3 INSIGHTS que mostram que é possível SIM fazer com que essa atividade seja mais eficiente e sustentável!

Papel Zero (Paperless)

Você sabia que para produzir uma única folha de papel gasta-se em média 10 litros de água?

Esse dado da Water Footprint Network nos mostra que vivemos em um cenário preocupante, em que ações supostamente “simples” demandam (e muito) do meio ambiente. Diante disso, diminuir o consumo de papel, especialmente nas empresas, é uma iniciativa eficaz para poupar os recursos naturais, reduzir custos supérfluos, ganhar mais eficiência e autonomia nas atividades. 

No entanto, a relação entre Sustentabilidade e Paperless, que é o termo utilizado para designar o conceito Papel Zero, vai além da esperada economia de papel, também significa uma importante economia de tempo, já que para substituir esse material utiliza-se a tecnologia, por meio da digitalização de documentos, que antes eram impressos e ainda demandavam o deslocamento das pessoas para que fossem assinados e carimbados, por exemplo. 

Ao reduzir o uso de papel é possível diminuir drasticamente a pegada de carbono e existem motivos que explicam isso:

·       As árvores são fundamentais para o ecossistema, pois absorvem CO2 e produzem oxigênio. Por isso, reduzir o uso de papel ajuda muito na preservação do meio ambiente.

·       A fabricação de papel é um dos processos mais poluentes que existem. A produção de uma tonelada de papel emite mais de 1.5 toneladas de CO2 equivalente.

·       Cada documento que precisa ser transportado requer o uso de combustível e a queima desse combustível emite gases poluentes.

Os processos convencionais de Folha de Pagamento, por exemplo, exigem uma grande quantidade de papel, mas hoje já existem softwares como o Rhevolution, que além de todas as funcionalidades que atendem o RH de ponta a ponta, também dispensam essa necessidade, já que permite ao usuário realizar todas as tarefas digitalmente. 

Além de proporcionar uma experiência mais rápida e confortável para a equipe de gestão, o atendimento digital também garante mais autonomia aos colaboradores e um nível de segurança muito superior ao processo tradicional, em que os papéis podem ser perdidos, extraviados ou armazenados de forma inadequada.

Um case de sucesso

Em determinadas frentes do Grupo Scania, como é o caso da LOTS Group, que nasceu tecnológica e sustentável, tendo como conceito primordial o papel zero, o sistema Rhevolution da Techware, tem sido amplamente utilizado para potencializar os  processos de gestão de pessoal, folha de pagamento e de RH.

Internamente eles constataram que o departamento de gestão de pessoal e RH utilizavam massivamente o papel, especialmente no processo de Folha de Pagamento, por isso, optou-se pela digitalização por meio do sistema da Techware, que passou a ser amplamente utilizado. 

O resultado? 

A redução expressiva na emissão de papel, possibilitou que as operações se tornassem mais alinhadas com a estratégia de branding do grupo, que consiste em se posicionar como uma organização que preza pela digitalização e sustentabilidade. 

“Essa é a nossa bandeira para convencer os colaboradores a utilizarem o Rhevolution. A Scania, por exemplo, quer ser uma líder sustentável em soluções de transporte e, acreditamos que a sustentabilidade tem tudo a ver com a eliminação de papel, por isso o mobile é o nosso carro-chefe nesse discurso”, afirma Kelly Guimarães.

Responsabilidade Social na Folha de Pagamento

Tão importante quanto às responsabilidades Ambientais, é o comprometimento das empresas com a Governança Corporativa. A presença desse G que compõe a sigla é fundamental para proteger a marca de impactos reputacionais negativos e estruturá-la como uma empresa mais justa com os seus colaboradores. 

Neste caso, não poderíamos deixar de citar a equidade, que é uma das principais questões éticas na gestão do desempenho e recompensas. Isso significa que além dos critérios de avaliação que devem ser transparentes e aplicados de forma igualitária a todos os colaboradores, sem qualquer tipo de favoritismo ou discriminação, é fundamental haver equiparação salarial para o alinhamento com a agenda ESG. 

Equiparação de salários não é só uma mera formalidade, e sim um direito de todo trabalhador, já que a legislação assegura isonomia nas remunerações para cargos com as mesmas funções e responsabilidades. Portanto, para que a organização esteja em compliance com as leis trabalhistas, todas as mulheres, por exemplo, devem receber um salário equiparado ao dos homens que exercem o mesmo ofício. 

Mas, a equiparação salarial é apenas uma das iniciativas de Governança dentro de uma empresa. Existem outras duas ações que merecem ser citadas aqui: a primeira é o veto de práticas de discriminação e assédio, por meio de canais para denúncia e políticas de enfrentamento que protejam a vítima e afastem e punam o agressor. A segunda é o incentivo à diversidade, desde os processos de recrutamento até a seleção e contratação.

Transparência e Ética

É responsabilidade do RH estruturar e disseminar uma cultura organizacional que valorize a ética, transparência e integridade em todos os processos da empresa, e isso inclui a Folha de Pagamento. 

Confiança e propósito se formam quando a empresa mostra para os seus colaboradores que está, de fato, comprometida em comunicar seus processos e as informações pertinentes a eles (como pagamento e descontos em folha) com clareza e objetividade. Por existirem diferentes impostos, é determinante que a empresa transponha essa dificuldade e esclareça as deduções salariais, tornando essa comunicação mais límpida.

Como já falamos outras vezes aqui, a Folha de Pagamento requer máxima atenção, pois possui um caráter estratégico e, muitas vezes, está exposta a falhas. Além disso, com o vigor da exigência do eSocial, o controle eficiente das variáveis da Folha de Pagamento já não é mais um diferencial e sim uma obrigação. 

Conheça o Rhevolution!

Não restam dúvidas: ter uma gestão de Folha de Pagamento que preze pela automatização e sustentabilidade, minimiza o retrabalho e a incidência de erros, mas também otimiza o trabalho da equipe, dando mais transparência a todos os empregados e evitando insatisfações e ruídos na comunicação. 

Para ajudar nesse processo, é indispensável contar com um software moderno, robusto, inteligente e sustentável, como é o caso do Rhevolution da Techware, que reúne expertise e insights sobre tecnologia, práticas recomendadas de gestão do capital humano e compliance legal para proporcionar a melhor experiência para gestores e colaboradores!

Saiba mais, aqui.

Referências

https://tangerino.com.br/blog/o-que-e-esg/

https://blog.solides.com.br/esg-o-que-e/?utm_term=&utm_campaign=pareto.aw.gsn.general{blog}{LDt}&utm_source=adwords&utm_medium=g&hsa_acc=5023217460&hsa_cam=12550667912&hsa_grp=129846598923&hsa_ad=591926408615&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-1466823538259&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQjwz8emBhDrARIsANNJjS4gzu_nUwuGSoPz_sg9wNt9653J91PjjkP7TdFgFpF9VpjTkFo2ikMaAi3pEALw_wcB

https://exame.com/bussola/esg-direciona-decisao-de-99-dos-investidores-no-brasil-diz-pesquisa/

https://www.pwc.com/gx/en/issues/esg/global-investor-survey-2022.html

https://www.rhcenter.com.br/blog/rh-e-desenvolvimento-sustentavel

https://www.infomoney.com.br/colunistas/convidados/muito-alem-do-papel/

https://agrotools.com.br/blog/esg-sustentabilidade/igualdade-de-genero/#:~:text=A%20garantia%20de%20paridade%20salarial,as%20mesmas%20fun%C3%A7%C3%B5es%20e%20responsabilidades.

https://compareplanodesaude.com.br/empresarial/recursos-humanos/importancia-rh-promocao-praticas-eticas-2/

https://site.areco.com.br/folha-de-pagamento-conheca-importancia-estrategica-do-processo/


Relacionados

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao aceitar essa mensagem e continuar navegando, você declara concordar com nossa política de cookies. Você pode gerenciar seus cookies a qualquer momento.