Skip to content

Green Skills: o que é e como preparar sua equipe para um futuro mais sustentável

RH
Techware
Setembro 22, 2023

A conscientização a respeito das questões relacionadas ao meio ambiente tem sido tema prioritário em muitas empresas. Por isso, as Green Skills ou Habilidades Verdes, estão ganhando destaque nos processos de seleção.  

Antigamente, as únicas vagas que exigiam do candidato as Habilidades Verdes eram as exclusivas de empregos relacionados à sustentabilidade. 

Contudo, para se alinhar ao ESG (Environmental, social and Governance), as empresas estão assumindo responsabilidades com o intuito de diminuir os impactos socioambientais.

Líderes e gestores de RH já estão bastante acostumados com os termos Hard Skills, que se referem às competências técnicas, e as Soft Skills que são as qualidades comportamentais de um candidato. 

Mas, agora, o olhar deve estar atento também para as Green Skills. Vamos saber mais sobre o tema? Continue a leitura. 

O que são as Green Skills? 

As Green Skills ou Habilidades Verdes são competências e conhecimentos requerido para profissionais atuarem em atividades que exijam mais responsabilidade socioambiental e atenção para com o futuro climático. 

Esses profissionais precisam estar capacitados para enfrentar desafios, promover a sustentabilidade e conscientizar os demais sobre a importância de pensar no meio ambiente.

Atualmente, as vagas estão exigindo cada vez mais as Green Skills no perfil dos candidatos, e essa nova tendência se acelerou com a pandemia. 

Antes, a exigência desse tipo de habilidades se concentrava apenas nos chamados empregos verdes, que são as vagas e iniciativas diretamente ligadas a serviços, produtos e atividades que contribuem para o fortalecimento da sustentabilidade e preservação ambiental.

Aumento dos talentos verdes

De acordo com o relatório Global Green Skills 2022, divulgado pelo LinkedIn, entre 2015 e 2022, houve um aumento de 38,5% na participação de talentos verdes na força de trabalho. 

No mesmo ano, aproximadamente 10% dos anúncios de emprego exigiam Green Skills, tendência que deve continuar crescendo nos próximos anos. Inclusive, a demanda por profissionais com Habilidades Verdes deve ultrapassar a oferta desses talentos no mercado. 

Nesse sentido, é importante ressaltar sobre a necessidade de se pensar na carreira levando em conta o desenvolvimento de competências para atuar diante desse novo contexto. 

Todavia, as habilidades abrangem diferentes setores, como gestão de resíduos, agricultura, design sustentável, energia renovável, reciclagem, responsabilidade social corporativa, análise de dados ambientais, eficiência energética, moda sustentável, serviços ambientais, entre outros.

Qual é a importância das Habilidades Verdes? 

Além do indicativo de crescimento em relação às vagas exigindo as Green Skills, há toda uma questão de responsabilidade socioambiental e de enfrentamento da crise climática. 

Embora a conscientização a respeito dos cuidados e preservação do meio ambiente seja de todos, quando parte de grandes instituições, o alcance é ainda maior. 

Neste ano, o Fórum Econômico Mundial de Davos, que costuma reunir líderes mundiais, economistas, investidores e empresários para debater importantes questões sobre a economia global, apontou que mais de mais de 1,47 bilhão de empregos em todo o mundo vão depender do clima. 

Desses empregos, muitos ainda nem foram inventados, por isso é tão importante pensar nas Green Skills.

Além disso, há uma crise ambiental em curso, sendo imprescindível uma atuação conjunta da sociedade e das organizações para uma possível economia verde. Outro ponto observado é que os próprios consumidores e investidores estão exigindo mais ações e práticas sustentáveis.

Por isso, as empresas estão em busca desses profissionais que tenham Habilidades Verdes como forma de apoiá-las nessa transformação rumo a um futuro mais sustentável. 

Hoje em dia, muito se fala em trabalhar com propósito, e o aumento na busca por profissionais com Habilidades Verdes representa uma oportunidade de encontrar vagas mais alinhadas, e que vão além de simplesmente oferecer a mão de obra em troca de um salário.  

Sustentabilidade, mercado de trabalho e inovação 

Como vimos anteriormente, as Green Skills não somente representam o futuro do trabalho, como também são essenciais para que empresas e colaboradores possam, construir juntos, um modelo mais sustentável, capaz de diminuir os impactos no meio ambiente. 

Além disso, toda essa transformação, já em curso, fortalece três pontos fundamentais para o desenvolvimentos dos negócios, vejamos: 

Sustentabilidade: As Green Skills ajudam a promover práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade. Com isso, se reduz o consumo excessivo de recursos naturais, além de minimizar a poluição e proteger a biodiversidade.

Mercado de trabalho: Com o aumento da demanda por soluções ambientalmente responsáveis, as Green Skills tendem a se tornar um ativo valioso no mercado de trabalho. As empresas estão buscando profissionais com conhecimento em sustentabilidade para desenvolver e implementar estratégias de negócios ecologicamente corretas.

Inovação: As Habilidades Verdes também impulsionam a inovação, algo tão valioso em um mercado cada vez mais competitivo. Profissionais com expertise em sustentabilidade são capazes de criar produtos, serviços e tecnologias que respeitam o meio ambiente e atendem às necessidades da sociedade.

Dicas para impulsionar o desenvolvimento das Green Skills em sua equipe de RH

Agora que você já entendeu a importância das Green Skills rumo a um futuro do trabalho mais sustentável, deve estar se perguntando como aplicar isso no dia a dia da sua equipe. 

Lembre-se que o setor de RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das Habilidades Verdes.

Tanto na hora de planejar processos seletivos quanto na conscientização interna das equipes. As Green Skills são essenciais para ajudar a empresa a se tornar mais sustentável e eficiente em termos de recursos e ecologicamente responsável. 

Sendo assim, quanto antes o RH se familiarizar e promover a mudança, mais a cultura sustentável é fortalecida na organização. 

Por isso, procure explorar ideias e ações com o objetivo de fomentar a consciência ambiental. Veja a seguir algumas dicas. 

1 – Mapeie as principais Green Skills

Afinal, quais são as Habilidades Verdes que você e a sua equipe de RH consideram mais importantes para o perfil da empresa? Tenha em mente que esses profissionais ajudarão o seu negócio a caminhar de forma mais alinhada com o futuro sustentável. Considere essas Green Skills nas próximas contratações e procure compreender quais competências devem ser desenvolvidas na equipe atual. 

2 – Busque parcerias com iniciativas sustentáveis

Ao escolher novos parceiros, busque iniciativas que também estejam alinhadas e comprometidas com a transformação ambiental. Empresas com o selo carbono zero, por exemplo, ou com ações sociais que incentivem a sustentabilidade. 

3 – Promova treinamentos especializados 

Outra ação essencial para impulsionar o desenvolvimento das Green Skills é oferecer cursos, treinamentos, seminários e qualquer tipo de capacitação relacionados à sustentabilidade.

Além de apoiar os colaboradores a se desenvolverem e se conscientizarem, promover treinamentos é uma maneira de mostrar o quanto a empresa está comprometida com o crescimento das pessoas. RH que investe nos colaboradores e oferece plano de carreira, diminui o turnover.

4 – Incentive a prática sustentável 

Tanto no dia a dia quanto nos processos de seleção, incentivar a prática sustentável em outras frentes, como estágios, voluntariado em ONGs, criação de projetos socioambientais, programas de reciclagem, entre outros.  Faça também campanhas internas para reduzir o consumo de energia e água.

5 – Integre práticas sustentáveis na Política de RH

É importante pensar também em formas de como integrar a sustentabilidade nas políticas de recursos humanos. A própria redução no uso de materiais recicláveis já colabora com uma mudança de mentalidade de toda a equipe. 

Além disso, com o trabalho remoto ganhando cada vez mais protagonismo, estude a possibilidade das equipes fazerem home office alguns dias da semana, pois isso ajuda a reduzir as emissões de carbono. Veja em quais setores estão precisando de investimento em processos digitais, como softwares, aplicativos, além de outros recursos mais sustentáveis.  

6 – Coloque as Green Skills nas descrições das vagas 

Vai iniciar a divulgação de novas oportunidades? Coloque nas descrições das vagas quais são as Habilidades Verdes mais importantes para os cargos. Lembre-se que não necessariamente as Green Skills devem ser exigidas apenas nos empregos relacionados à sustentabilidade.  

7 – Defina metas ambientais   

Outra ação importante é estabelecer metas ambientais em seu RH alinhadas com os objetivos sustentáveis a médio e longo prazo. Inclusive, ter a visão dessas metas irá ajudar a definir quais são as Green Skills mais essenciais ao perfil de negócio da sua empresa.

Para ajudar nesse processo, implementar sistemas de monitoramento e relatórios para acompanhar o progresso é uma forma de tornar as ações mais assertivas. 

Conte com a Techware para tornar o seu RH mais sustentável 

Gostou de entender mais sobre a importância das Green Skills? A Techware pode ser a sua parceira na construção de um RH mais sustentável. 

Somos uma HRtech especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para processos de Folha de Pagamento e RH, nas modalidades Cloud e BPO. 

Converse agora mesmo com nossos especialistas e vamos juntos construir uma base sólida para as estratégias de Employee Experience da sua empresa. 


Relacionados

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao aceitar essa mensagem e continuar navegando, você declara concordar com nossa política de cookies. Você pode gerenciar seus cookies a qualquer momento.