Skip to content

RH do futuro: como a tecnologia pode alavancar o setor

RH
Techware
Dezembro 15, 2022

Não é novidade que as novas possibilidades de automação no mundo corporativo, em conjunto com as necessidades da transformação digital nos últimos anos, tenham mudado a forma pela qual o trabalho é realizado.

Este cenário passou a ser chamado de dupla disrupção pelo Fórum Econômico Mundial, já que funcionou como catalisador de mudanças, reimaginando a força de trabalho e o modelo operacional das organizações.

Em meio a essas transformações, os departamentos empresariais tiveram que se adaptar à nova realidade de acordo com as peculiaridades de suas áreas de atuação. As áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal ganharam um enorme destaque, na medida em que passaram a ter perfis mais estratégicos e focados em implementar soluções tecnológicas que contemplem as necessidades dos colaboradores e da empresa. 

Segundo a matéria “A era do RH Exponencial”, produzida pela Deloitte, com uma trajetória de crescente impacto nos negócios (marcados também pela mudança de mindset), os processos saem da visão apenas de “departamento de pessoal” para “departamento de recursos humanos”, em seguida para “função de pessoas”, e finalmente, para “experiência do colaborador”.

Pensando, então, neste contexto de transformações, é hora de nos perguntarmos: o que espera-se do RH do futuro? Quais são as principais tendências?

É importante estar atento às estratégias que compõem o departamento e que o impulsionam nessa jornada rumo ao futuro, considerando os campos da transformação digital, cultura organizacional, employer branding, desenvolvimento de líderes e gerentes, design organizacional, experiência do colaborador e retenção de talentos.. 

O RH e o DP – justamente por serem áreas ainda com responsabilidades burocráticas – contam com duas principais engrenagens que fazem o negócio se desenvolver: a tecnologia e o mindset desenvolvimentista. Com isso, o RH se tornou um grande aliado, caminhando para uma participação ativa nas decisões da empresa, trazendo um olhar estratégico e inovador.

Quer entender melhor o que esperar sobre o RH do Futuro e as principais tendências? Continue a leitura e saiba como se preparar para elas.

O que esperar do futuro do RH nas empresas?

Um dos maiores desafios do momento atual é entender os impactos da chamada Quarta Revolução Industrial, já que ela promove uma transformação na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Essa é uma era reconhecida pela sua abrangência, complexidade, velocidade e escopo, com mudanças tão profundas que, na perspectiva histórica, representa um momento potencialmente promissor.

No contexto corporativo, com os avanços tecnológicos e a valorização do capital humano, o futuro do RH será marcado por um Departamento Pessoal menos preocupado com questões burocráticas e operacionais, e mais envolvido na estratégia organizacional. As tecnologias já existentes (e as ainda em desenvolvimento) permitem cada vez mais a automação de tarefas, dando mais liberdade aos profissionais. É por isso que a tecnologia pode ser vista como um auxílio para as pessoas, na medida em que os trabalhos estratégicos e operacionais se complementam. 

O futuro é digital, mas também humanizado – principalmente, quando nos referimos ao avanço da tecnologia aplicada ao RH. O lado humano, crítico e sensível é, e sempre será, fundamental para a área.

Em um estudo recente da KPMG, foram identificados pontos importantes sobre o futuro do RH:

 

rh do futuro

Segundo uma outra pesquisa realizada pela Consultoria Robert Half, à medida que o RH se torna mais valorizado dentro das empresas, os profissionais da área tendem a ser mais reconhecidos. A pesquisa também traz informações relevantes sobre a expectativa que o mercado tem sobre o profissional de RH:

 

tendencias para o futuro do rh

A seguir, vamos conhecer mais sobre as principais tendências que estão escrevendo o futuro do RH e o papel da tecnologia neste cenário.

9 Tendências que estão direcionando o RH do Futuro

Considerando as mudanças e inovações que falamos acima, existe um mundo de possibilidades para o RH, de modo que sua atuação seja cada vez mais estratégica. Abaixo, listamos algumas das tendências de RH que ficaram em alta nos últimos meses e que possuem um potencial gigante a ser explorado nos próximos anos:

1 – Metodologias Ágeis

Um RH Ágil abrange princípios que fundamentam o desenvolvimento de agilidade para realizar tarefas e solucionar problemas, além da aplicação de metodologias ágeis para tornar as rotinas e os processos mais eficientes e simplificados.

Além disso, é importante ressaltar que o RH é responsável por influenciar as demais áreas e se posicionar como o vetor que impulsiona os demais departamentos da empresa, de modo que também adotem metodologias que movimentam a organização no caminho certo e com a velocidade adequada.

2 – Dados e People Analytics

Decisões estratégicas e assertivas são feitas baseadas em dados. O People Analytics ajuda a observar, qualitativa e quantitativamente, a situação dos colaboradores, proporcionando um melhor entendimento do que está acontecendo nas equipes e de que forma a empresa pode potencializar o seu crescimento.

3 – RH Mobile

Já utilizamos o nosso celular para quase todas as atividades diárias, certo? O RH não pode ficar de fora. Essa tendência segue crescendo, à medida que aplicações mobile focadas nas equipes de RH e nos colaboradores vêm sendo desenvolvidas, possibilitando o acesso a distância e agilizando processos.

4 – Employee Experience

Como falamos antes, o futuro do RH é digital e também humanizado. Por isso, a Experiência do Colaborador está e seguirá em evidência, devendo englobar um plano de ações para potencializar o dia a dia das equipes. 

5 – Upskilling e Desenvolvimento de Pessoas

Upskilling é basicamente o aprimoramento de competências dos colaboradores a partir da construção de uma cultura de aprendizado contínuo. Muitas empresas já têm a percepção de que isso aumenta a produtividade e contribui para ideias inovadoras. 

O conceito da busca por conhecimento e aprimoramento de habilidades – de profissionais, equipes e organizações – está em alta e continuará crescendo. Com isso, o RH é inspirado a se desenvolver e a adotar novas soluções tecnológicas para estar sempre à frente das tendências de mercado.

6 – Reskilling 

O Reskilling incentiva o aprendizado de novas habilidades para pessoas que já estão na empresa, contribuindo assim para suprir gaps de novas contratações, por exemplo. 

7 – Aplicação de PDI 

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é bastante utilizado pela área de RH e Gestão de Capital Humano, pois tem como objetivo principal o desenvolvimento individual dos colaboradores, encontrando e monitorando seu diferencial a fim de evoluí-lo. 

8 – Inteligência Artificial (IA)

No RH, a IA engloba insights a respeito de métricas da força de trabalho, reúne informações relevantes, fornece soluções em tempo real e melhora a experiência dos funcionários com recursos ágeis e atualizados.

É uma forma inteligente de planejar ações, considerando que contribui para a aplicação de estratégias internas, como capacitações, retenção de talentos, melhoria do clima organizacional, atualização da cultura organizacional, entre outras.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, existe uma tendência de cada vez mais as empresas se interessarem por tecnologia. Quando questionados sobre a extensão do uso de tecnologias de automação, os resultados para inteligência artificial foram os seguintes:

Nesta mesma pesquisa, 41% dos entrevistados consideram a automação um assunto de muita importância, e 42% acreditam que a Inteligência Artificial será vastamente implementada em suas organizações dentro de três a cinco anos.

9 – Softwares all-in-one

Os softwares de RH e DP já são uma realidade na área. Mas a grande tendência são as ferramentas all-in-one, ou seja, todas as necessidades atendidas de ponta a ponta em apenas uma solução.

O papel da tecnologia no futuro do RH

Falamos ao longo do artigo sobre como a tecnologia contribui para o RH se tornar uma área estratégica na empresa. A era da informação trouxe mudanças que transformaram a importância do capital humano e intelectual, despertando, assim, o interesse pelas áreas que potencializam e zelam por esse patrimônio.

Mas quais são os papéis desempenhados pela tecnologia do RH, e quais são os benefícios para o departamento e para a organização? Destacamos alguns dos principais pontos sobre o assunto. Confira:

Atividades simplificadas

Até mesmo as tarefas mais complexas podem ser simplificadas através da tecnologia. Ao escolher as plataformas e softwares corretos, o RH consegue atuar de forma sistemática, alinhando suas atividades às demandas das outras áreas.

O processo de recrutamento e seleção realizado de modo online é um bom exemplo de simplificação. A automatização possibilita a divulgação de vagas e a triagem de currículos, assim como a seleção de perfis mais compatíveis para as vagas em aberto.

Automatização de tarefas

Totalmente relacionadas ao tópico anterior, as atividades manuais (em que muitas vezes ocorrem falhas e geram retrabalho) podem ser reduzidas ou eliminadas com a implementação da tecnologia.

A coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados é facilitada, por exemplo, pela integração e centralização em um mesmo ambiente digital. Isso traz mais agilidade na rotina e melhoria na tomada de decisão para os gestores da área, com relatórios mais completos e precisos.

Otimização do tempo

Essa é uma grande vantagem quando falamos sobre o uso de novas tecnologias. Há um ganho notável em produtividade, considerando a redução de carga horária dedicada a certas atividades.

O envio de um e-mail, a entrevista por vídeo e a aplicação de testes, por exemplo, são algumas das atividades do RH que tomam um tempo que poderia ser melhor empregado. Uma boa ferramenta de gestão permite mais liberdade de horários para se dedicar às ações estratégicas do departamento.

Aceleração dos processos

Se por um lado a tecnologia potencializa o tempo útil do RH, por outro, possibilita uma aceleração de processos, com respostas mais precisas e ágeis. Isso ocorre porque os dados que o sistema armazena podem ser consultados em poucos minutos.

Com um menor fluxo operacional e a maioria dos processos passando por um sistema (dependendo do tipo de solução usada), até fora do departamento será possível acessar as informações necessárias com agilidade.

Aumento da produtividade

A produtividade é um dos assuntos mais discutidos pela gestão das empresas. Afinal, como tornar as equipes mais produtivas?

O trabalho do departamento de RH está ligado às outras áreas, ou seja, boas contratações vão alocar profissionais competentes às funções adequadas. Os resultados positivos mostram a produtividade dos setores e são refletidos na alta performance dos colaboradores.

Além disso, o ganho de eficiência proporcionado pela tecnologia fortalece o trabalho estratégico do RH. Pense bem: não há nada melhor do que ter um departamento dinâmico e proativo, correto?

Qual a importância do Software de Gestão no futuro do RH?

Agora que você já conhece quais são os principais caminhos que levam ao RH do futuro, certamente deve ter percebido que valorizar a gestão do capital humano é um dos investimentos mais promissores que sua empresa pode fazer, e que a tecnologia é fundamental para promover essa revolução.

Soluções como o Rhevolution, da Techware, possibilitam se adaptar a essas transformações, pois atendem o RH de ponta a ponta, nos desafios atuais e futuros. 

Conheça todos os Módulos do Rhevolution!

E não é só isso! Existem outros motivos que justificam a utilização do Rhevolution, afinal, em apenas um software, há um conjunto de soluções que gera diversos benefícios, tais como:

  • Centralização de informações, tornando-as mais acessíveis;
  • Praticidade, pois estabelece processos claros e movimenta a organização com agilidade, eliminando gargalos, ruídos na comunicação e etapas burocráticas;
  • Redução de custos devido à automatização de tarefas, o que evita retrabalhos, erros e desperdícios;
  • Segurança gerada por um sistema estruturado para proteger as informações da empresa, mantendo os dados armazenados em servidores confiáveis;
  • Informações estratégicas, visto que o software compila, cruza e analisa diversos dados, que normalmente a mão de obra humana não conseguiria fazer. 

Conheça as 5 principais funcionalidades da interface mobile do Rhevolution

Mesmo diante de todas essas razões, sabemos que mudanças geralmente causam algum nível de insegurança. A escolha de um software não é uma tarefa simples, pois requer uma análise aprofundada das necessidades da empresa e a representação dessas necessidades em um software robusto e que esteja em constante evoluçao. No entanto, optar por um parceiro que garantirá uma solução já alinhada ao RH do Futuro faz toda a diferença.

Descubra as possibilidades do Rhevolution entrando em contato com a nossa equipe.


Relacionados

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao aceitar essa mensagem e continuar navegando, você declara concordar com nossa política de cookies. Você pode gerenciar seus cookies a qualquer momento.