Pensamento exponencial e RH estratégico
Você já leu e releu que é preciso ser estratégico. Aliás, o tempo de explicar o porquê é tão importante ser estratégico já até passou;não há mais espaço para atuar sem propósito, método, tecnologia e atualização constante. Um dos grandes responsáveis por essa mudança é o crescimento exponencial, que chegou para desbancar os avanços lineares, tão comuns há algumas décadas.
Qual diferença entre linear e exponencial?
A explicação de Peter Diamandis (Singularity) e Steven Kotler no livro Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World ilustra de forma bastante clara a diferença entre crescimento linear e exponencial. No linear, o avanço é contínuo. Replicando o exemplo, se alguém der 30 passos de 1 metro ao sair de casa, alcançará uma distância de 30 metros. Enquanto no avanço exponencial, os mesmos 30 passos representariam a incrível distância de 1 bilhão de metros, equivalente à 26 voltas na Terra. Isso acontece porque o salto exponencial é feito de forma multiplicada.
Detalhando a abordagem acima, enquanto no avanço linear, uma unidade é somada ao número anterior; na exponencial, os valores avançam em multiplicações. No exemplo dos passos, o décimo do linear representaria 10 metros enquanto o décimo do exponencial 1.000 metros. Seguindo a dobra de números cada vez mais altos, o avanço exponencial levaria a resultados cada vez impactantes, com um 20° passo superior a 1.000.000 metros.
Outra forma de entender este crescimento é observar o aumento das famosas empresas exponenciais. Negócios como Facebook, Uber e YouTube, que chegaram aos bilhões de dólares em poucos anos de existência e que expandem e geram valor em um ritmo aceleradíssimo.
O que é pensamento exponencial?
Neste contexto de crescimento exorbitantemente veloz, um conceito ganha cada vez mais força: pensamento exponencial. Pensar de forma linear e morosa é contraditório ao mundo atual. Parar no passado e fechar os olhos para as inovações é ainda menos recomendado. Por mais que o cérebro tenha evoluído de maneira linear e que seja humanamente inviável acompanhar tantas transformações, o direcionamento deve ser voltado a um pensamento que reconhece a agilidade das mudanças e que busca planejar o negócio sobre este viés.
Um RH estratégico abre-se ao pensamento exponencial a fim de garantir uma gestão otimizada, fazendo com que eficiência e resultados adquiram uma perspectiva ampla e possibilidades diversas para uma atuação que contribua com a evolução do negócio.
Voltando ao livro Bold, alguns dos passos apresentados na obra a fim de facilitar a compreensão e a adoção do pensamento exponencial podem auxiliar o RH no percurso estratégico.
- Digitalização: informação e dados analisados de maneira exponencial;
- Decepção: estágio pós-transformação no qual as mudanças ainda não se apresentam tão nítidas;
- Disrupção: momento da ruptura, ou seja, quando a aceleração é percebida;
- Desmaterialização: eliminação de tarefas e métodos ultrapassados – simplificação;
- Democratização: facilitação e desburocratização dão lugar ao fácil alcance e compartilhamento de informações.
Pronto para abandonar o linear para pensar e agir de maneira exponencial? Quanto mais demorar, com mais atraso entrará no mundo digital, ágil e em evolução constante.
Relacionados
Como gerir e extrair o melhor de equipes de diferentes gerações?
Dentro do ambiente de trabalho, é comum surgirem diferenças entre as gerações, uma vez que o mercado conta com profissionais nascidos desde a década de 1950 até os anos 2000. De modo geral, o que mais se pode observar é...
Leia maisTechware em mais uma etapa de implementação do eSocial
Na semana de 25 a 29/09 a equipe líder de implementação do eSocial da Techware esteve no Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, em Belo Horizonte, para mais uma etapa de testes...
Leia maisConheça os benefícios da modalidade Cloud
A Transformação Digital tem sido uma das palavras-chave da década, tornando-se o alicerce de muitas empresas que buscam mais agilidade e posicionamento no mercado. Mas, o que é a Transformação Digital no mundo dos negócios sem a utilização da modalidade...
Leia maisOs benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de...
Leia maisLíderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia maisBanco de Horas x Horas Extras: entenda a aplicação dessas políticas e os diferentes impactos na gestão de seus colaboradores
Sabemos que a CLT determina que o trabalhador atue, no máximo, por 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Porém, em alguns casos, esses horários podem ser extrapolados, desde que não haja prejuízos à saúde do colaborador, respeitando o limite...
Leia mais