Marketing e Vendas: unidos em benefício do negócio
A cultura interdisciplinar é cada vez mais presente no ambiente corporativo. Quebrar as separações entre as áreas é um movimento que vai muito além dos espaços de trabalho compartilhados no conceito open space. A ideia de aproximar departamentos, promover engajamento e incentivar atuação coletiva está pulverizada em vários segmentos. Afinal, somar conhecimentos, repertórios e habilidades é uma forma prática de analisar questões com mais amplitude e criatividade. Nessa linha, Marketing e Vendas têm muito a ganhar ao trabalharem juntos. Além das áreas terem sinergia de propósitos, há benefícios para os dois lados.
Marketing e Vendas: comunicação e atendimento ao cliente.
Na Era Digital, os consumidores percorrem uma jornada informativa até tomaram a decisão de comprar algo ou contratar um serviço. Portanto, a troca de dados e experiências entre Marketing e Vendas é útil para a produtividade de ambos. Quanto mais sabe-se sobre o cliente, melhores são os conteúdos e abordagens de ambas as áreas. Também é viável a criação de perfil de público (personas) mais assertivos. Aliás, dados são um ponto importante aqui. O Marketing pode absorver a riqueza das informações do contato real com clientes do departamento de Vendas. Em contrapartida, a área de Vendas é favorecida com a qualificação de leads (clientes em potencial), que é realizada pelo Marketing.
A experiência de integração de Marketing e Vendas da Techware também traz um benefício muito importante para a cultura da empresa: transparência. Padronizar as ofertas realizadas pelas duas áreas é uma forma de respeito ao cliente. O que é comunicado pelo Marketing é, de fato, o que é vendido pela empresa. Tal aspecto ainda reflete positivamente no atendimento pós-venda, visto que as promessas são cumpridas e todos os envolvidos têm muita clareza dos acordos e condições estabelecidas. Outras vantagens da união das áreas são:
- Desenvolvimento de planejamentos mais robustos;
- Produção de conteúdo e de materiais de comunicação mais precisos;
- Visão abrangente de todo o fluxo da venda, incluindo os primeiros touch points (pontos de contato) com potenciais clientes.
Marketing e Vendas: mensuração de resultados.
Acima, falamos mais sobre as etapas anteriores à conversão (compra e/ou contratação). Entretanto, a parceria Marketing e Vendas estende-se também para a mensuração da eficiência das práticas. O retorno do time de vendas é um dos melhores parâmetros para aferir, por exemplo, se o Marketing está sendo efetivo na qualificação dos leads. Em um caminho similar, as vendas são o objetivo principal que o Marketing fomenta, logo, os resultados de um setor são conquistas para os dois. Claramente, unir Marketing e Vendas é uma estratégia inteligente para o negócio, assim como expandir a política de integração entre diversas áreas da empresa com o mesmo intuito de forças somadas por um mesmo propósito.
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