Mas por que Cloud?
É comum considerarmos que o que chamamos de CLOUD seja uma das mais novas e promissoras formas de utilização das tecnologias de informação. A primeira afirmação é tão falsa quanto é verdadeira a segunda.
Na verdade, a computação em nuvem – Cloud Computing – por si mesma apenas, não é nova. Ela deve ser considerada como a integração e a combinação de uma série de avanços em diversas áreas da tecnologia que não são novas. As tecnologias que facilitaram a adoção sempre crescente da modalidade Cloud são:
• Redes de alta velocidade;
• O crescimento expressivo na potência e custos reduzidos de memória e processadores dos computadores;
• A tecnologia de virtualização de processadores, memórias e redes;
• Softwares que permitem o gerenciamento de sistemas virtualizados em larga escala;
• E, uma das mais importantes, a estabilidade e a ampla aceitação da Internet, principalmente no uso através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.
Mas apenas esses avanços, não seriam suficientes para explicar o uso cada vez mais amplo e variado, com mais opções de aplicativos e formas de utilização.
Uma possível explicação é que essa evolução se intensifica em uma época de condições econômicas críticas o que faz com que as corporações busquem redução de custo e otimização de processos em todas as suas atividades. Também sob esse ponto de vista a escolha por Cloud Computing se mostra promissora.
Uma série de vantagens e benefícios tem sido considerada em análises de viabilidade. Dentre eles destacamos:
Redução de Custos
O primeiro a ser lembrado é que há uma significativa redução de custos na instalação e sustentação de uma infraestrutura de TI adicional para aquela aplicação a ser implantada em nuvem.
Escalabilidade
Costumeiramente as expansões de infraestrutura instaladas devem ser planejadas com grande antecedência, não só por questões técnicas, mas também por questões de investimentos a serem alocados. Enquanto na modalidade Cloud, o comum é que a solução seja dotada de requisitos de escalabilidade contínua sem trazer impacto nas operações regulares da companhia.
Agilidade e Rapidez
Em uma implantação tradicional de qualquer projeto que envolva software aplicativo tratamos de 6 a 24 meses, variando de acordo com o tamanho e complexidade do projeto. Via de regra, a instalação de um ambiente em Cloud é bem mais rápida se comparada com a forma tradicional.
Flexibilidade
A adoção de Cloud pode ser feita em sistemas operacionais ou plataformas diferentes da que a organização usa. Isso confere versatilidade e flexibilidade à uma nova aplicação.
Até este ponto, tratamos de aspectos de uma das sete mais comuns formas de utilização da Cloud Computing, a mais conhecida e tradicional, a qual chamamos de SaaS – Software as a Service. Existe ainda uma série de aspectos estratégicos que podem e devem ser considerados, como infraestrutura, banco de dados, serviços de comunicação e etc.
A expansão do universo Cloud não para, entenda cada vez mais sobre ele e aumente também suas possibilidades.
Relacionados
Inovação e gestão foram destaques na HSM Expo 2019.
Inovação e gestão foram destaques no evento A HSM Expo 2019 chegou ao fim, mas nos deixou um legítimo legado. O tema “Ouse Aprender” foi mais do que verdadeiro, nos trazendo muito conhecimento e aprendizado. Ao longo dos três dias,...
Leia maisTechware concorre aos melhores fornecedores do RH de 2012.
A Gestão & RH editora reconhece anualmente as empresas especializadas em fornecer soluções de RH por meio da Pesquisa 100 Melhores Fornecedores para RH. Em 2012 a pesquisa chega à sua sexta edição, com a participação de empresas veteranas e...
Leia maisEscolhendo o melhor sistema de folha de pagamento
Falta de tempo, custos elevados e processos confusos são mais comuns nas empresas do que se pode imaginar. A gestão tradicional por muitos anos fez com que esse processo fosse considerado “natural” entre os empresários. Porém, em pleno século XXI,...
Leia maisConectando a employee experience a customer experience
Bons resultados normalmente são atraídos por boas experiências. Por isso, ouvimos falar tanto dos ganhos relacionados à CX (Customer Experience), em português, Experiência do Cliente; e EX (Employee Experience), livremente traduzida como Experiência do Colaborador. Importante saber que CX não...
Leia maisOKR: a metodologia que otimiza o desempenho das empresas
O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo. Com isso, a busca por descomplicar essas...
Leia maisUsabilidade: a importância da qualidade de uso do software
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos, em diversos segmentos, e um dos temas a que se deve dar grande atenção é o da qualidade de uso em Software, ou usabilidade. Segundo a ISO/IEC 9126, para se avaliar a...
Leia mais