Saúde mental: O RH como suporte no contexto tecno-humanizado
O CONARH 2019 foi centrado no valor das pessoas com o tema Humanize. Realizado de 13 a 15 de agosto, o evento afirmou e reforçou em diversas palestras e debates que “apesar da tecnologia pulsante, uma peça é fundamental em todos os processos, o ser humano”. Continuando os diálogos do maior encontro de RH da América Latina, convidamos você a pensar com a Techware sobre como a tecnologia impacta na vida das pessoas e como isso pode ser positivo para a saúde mental e inteligência emocional dos colaboradores.
Diariamente, estamos rodeados por soluções digitais, gadgets e suportes tecnológicos. Além de tudo isso, as perspectivas são de ainda mais transformação com inteligência artificial, avanço do Big Data e inovação contínua. Entretanto, como pontuou o evento, o ser humano é peça fundamental nessas dinâmicas. Como tudo na vida, tecnologia é uma faca de dois gumes. Pode ser usada a favor da evolução das pessoas ou de forma maléfica e viciante. Logo, a primeira premissa aqui será o uso saudável da tecnologia. Casos extremos nos quais as ferramentas tornam problemáticas serão exceções excluídas das análises a seguir.
Alguns exemplos corriqueiros mostram como soluções digitais podem ser positivas para a saúde e para o bem-estar. Aplicativos que avisam quando beber água, que auxiliam a rotina de exercícios e que facilitam uma alimentação equilibrada são referências simples e acessíveis. Especificamente para a saúde mental, realidade virtual e AI podem ser utilizadas em psicoterapias e os aplicativos podem apoiar meditações e técnicas de relaxamento. A mobilidade tecnológica é outro conceito útil à saúde mental e à inteligência emocional. Opções como acompanhamento em tempo real, automonitoramento e autointervenção estão crescendo no contexto das emoções e sentimentos.
Realidade virtual e acrofobia.
Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, exemplifica a relação entre tecnologia, saúde mental e inteligência emocional. Os pesquisadores usaram um sistema automatizado de realidade virtual para tratar acrofobia – medo de altura. Cem pessoas diagnosticadas participaram da pesquisa e foram divididas em dois grupos. Um que foi tratado com a assistência de um avatar virtual e o outro, de controle, que não passou por nenhuma intervenção. O avatar encorajava e acompanhava os pacientes em experiências virtuais que os expunha gradualmente à altura. Ao final do estudo, 69% das pessoas que contaram com a terapia digital imersiva não se encaixavam mais nos critérios diagnósticos de acrofobia. Apesar de ser um estudo pequeno e para um grupo reduzido, é um exemplo contundente da eficiência da tecnologia usada a favor do bem-estar mental.
Tecnologia a favor da saúde dos colaboradores.
Para o presente e para o futuro, é possível prever que a tecnologia irá extrapolar o suporte gerencial ao RH para ser cada vez mais implantada no employee experience. Sem dúvidas, saúde mental e inteligência emocional serão focos dessa transformação, o que reforça o alinhamento das empresas aos movimentos crescentes de entendimento e cuidado integral do ser humano. A Gestão de Pessoas já é uma área que essencialmente respeita o valor das pessoas, logo, como evolução, o RH deverá espalhar sua mentalidade por todo o negócio, criando um contexto tecno-humanizado.
Relacionados


Troque seu sistema de folha de pagamento em 2022
A folha de pagamento desempenha uma função importantíssima para a Gestão de Pessoas e também para a empresa como um todo. Independente de ser uma responsabilidade do DP ou do RH, a depender da organização de cada negócio, a folha...
Leia mais

25 anos de Techware no CONARH
CONARH 2016: Alinhada ao tema “Gestão que inspira pessoas que conquistam”, Techware apresenta seu portfólio de produtos e celebra 25 anos de mercado no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. Durante o CONARH 2016 - Congresso Nacional...
Leia mais

Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais

O bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um...
Leia mais

Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA....
Leia mais

30 anos da Techware | Conectar o humano e a tecnologia
É na relação espaço e tempo que a vida acontece. É como um roteiro, uma peça apresentada sem ensaios por atores que sabem como a história começa, mas não têm ideia de como termina. Mas é preciso estar pronto, lembrando...
Leia mais