Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de software “não-cloud”.
É inegável que esse avanço se dá por conta da busca incessante de redução de custos e melhoria de processos que as empresas têm que se ocuparem em uma época de retrações econômicas críticas.
Mas ao lado das inúmeras e clássicas vantagens que a contratação de modelos Cloud proporcionam, existem alguns benefícios, que a modalidade pode trazer em velocidade de implantação, independência de TI interna e software sempre atualizados, que podem ser auferidos pelas áreas usuárias das aplicações.
Em termos de duração dos projetos de implantação de sistemas no modelo Cloud ou “On-Premises”, usualmente não diferem de maneira significativa. O que acontece, no entanto, é que todo o trabalho de preparação da infraestrutura requerida para a nova aplicação é disponibilizada pelo fornecedor da solução Cloud em um tempo significativamente menor. Para o usuário isso vai resultar em um go-live mais rápido.
A outra possibilidade de benefício, a da questão de independência da TI interna, não está apoiada em um hipotético confronto de áreas usuárias com a área de sistemas. Neste aspecto trata-se de aplicações com finalidade muito específica, como os que gerenciam currículos, ou complementares aos sistemas principais da companhia, aqui o exemplo é do Salesforce, que pode ser contratado de fornecedores independentes na modalidade Cloud.
Com relação a questão dos softwares estarem permanentemente atualizados, sempre tem sido um grande desafio para as áreas de TI e, por que não dizer, para os usuários também. Aplicações de missão crítica, como são todas aquelas afetadas por constantes alterações de legislação implicam em aplicações de patchs ou atualização de releases com uma frequência tal que por vezes demandam grandes esforços das áreas usuárias e de TI. Em softwares operados em ambientes Cloud de fornecedores, tais situações são absolutamente transparentes aos usuários por se constituírem em requisito do serviço contratado.
Ao apontarmos benefícios potenciais às áreas usuárias, não podemos deixar de entender que alguns deles, como por exemplo, os dois últimos, também se constituem em fatores positivos para a área de TI, reduzindo a pressão da demanda por recursos ou enormemente controlados em sua alocação, uma vez que esta área geralmente é acionada apenas durante a fase de escolha do software para avaliação técnica de toda a oferta cloud.
Ao longo dos próximos anos iremos ver multiplicarem-se os benefícios do uso da modalidade Cloud, tanto para as áreas usuárias como para a área de sistemas.
Nós aqui na Techware, tanto o Rhevolution Cloud como o Terceirização de Folha, estão sempre em atualização com a equipe de Inovação atentos e empenhados não só na identificação desses benefícios como também no compartilhamento deles com nossos clientes.
Relacionados
O papel do RH na experiência do empregado
Que seja eterno enquanto dure ou que a experiência seja marcante para que dure eternamente? Ter um produto ou serviço de qualidade, estratégias bem definidas e investimento em tecnologia vale de algo se não temos pessoas inspiradas e engajadas para...
Leia maisTransformação Digital no mundo corporativo
Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet. E não só mudanças internas, houve...
Leia maisDesign de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia maisComo estabelecer uma remuneração variável adequada para as empresas? E como gerir de forma eficaz
A remuneração variável é um instrumento importante e útil para motivar a equipe a alcançar resultados desafiadores, além de atuar como fator de atração no recrutamento de talentos. Porém, para que funcione, essa remuneração deve ser calculada com cuidado, e...
Leia maisCONARH 2016: Gestão que inspira, pessoas que conquistam.
O Conarh 2016 começou rodeado de muita expectativa e mostrou que a inspiração no evento vai muito além do tema "Gestão que inspira, pessoas que conquistam". Com novo formato de conteúdo, grandes nomes do mundo de RH e uma exposição...
Leia maisOs benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia mais