Entregas e implantação de sistemas
Como já dizia o escritor brasileiro José de Alencar, “o sucesso nasce da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.
Em seu livro “Black Box Thinking: The surprising truth about sucess”, o jornalista inglês Mathew Syed nos encoraja a identificar oportunidades de pequenos ganhos em nosso cotidiano e também a olhar cada possibilidade de melhoria como uma forma de atingir uma performance cada vez melhor. No entanto, esses ganhos só vão acontecer de fato quando tivermos disposição para encontrá-los e agir sobre eles. “É a marca psicológica do sucesso”, explica Syed.
A busca por ganhos e ações de melhoria podem ser aplicadas tanto na vida profissional quanto na pessoal. A jornalista Susannah Butter fez um cálculo interessante e concluiu que, se uma pessoa descer do ônibus um ponto antes de seu destino final e caminhar o restante do trajeto, queimará cerca de 75 calorias. Se ela fizer isso todos os dias (considerando dias úteis e descontado um mês de férias), em um ano ela terá gasto 19.550 calorias.
O que queremos dizer com tudo isso? Que, se você tem que subir uma colina, planeje o trajeto, dê um passo após o outro e chegará ao cume. Com mais ou menos dificuldade, não importa. Chegará feliz por ter cumprido a sua meta, conquistado seu objetivo. E durante a caminhada, ao invés de olhar para cima e pensar no quanto ainda falta, olhe para trás e celebre todo o trajeto já percorrido. Valorize o aprendizado acumulado nesse tempo vivido.
Quando nos voltamos para a área de implantação de sistemas, muitas vezes nos assombramos com a complexidade, a dificuldade de alocação dos recursos humanos, dos materiais necessários e das barreiras culturais a serem transpostas.
Ao avaliar a complexidade de um projeto, podemos nos deparar com alguns desses fatores:
- Escopo integrado por vários e diversificados componentes
- Cronograma de longo prazo
- Identificação de um número significativo de variações de escopo
- Altos custos envolvidos
- Denso plano de riscos a ser gerenciado (muitas variáveis e incertezas)
- Diversidade de culturas a serem observadas pelo plano de comunicações
Diante desse cenário e pensando nos benefícios de identificar os pequenos ganhos, que somados aumentam as possibilidades de sucesso, o gerente do projeto deve seguir as melhores práticas, aplicar metodologia, ferramentas e técnicas recomendadas pelos padrões internacionais de gerenciamento de projetos.
E além disso, deve ser fiel ao princípio K.I.S.S. Isso mesmo. Uma maneira bem humorada de referência à expressão “Keep It Simple, Stupid”. E torná-lo simples não significa “queimar etapas”, desconsiderar stakeholders mais distantes ou, até mesmo, desmerecer a documentação. Pelo contrário, cada um desses processos deve ser cuidadosamente trabalhado.
O modelo de integração deve ser desenhado e estabelecido desde sua fase inicial. Planejamento, monitoramento e controle devem ser palavras de ordem. Os fatores críticos de sucesso encontram-se, principalmente, na existência de um forte patrocínio, na definição clara de perfis e responsabilidades e no gerenciamento atuante.
Mas, sobretudo, o “grande segredo” está na definição das entregas. Em projetos complexos, o nível de granularidade das entregas é fundamental: defina pequenas entregas e entregue cada uma delas.
Estabeleça com clareza as métricas de controle por área de conhecimento e quais serão os critérios para caracterizar se a etapa está completa. Determine o nível da estrutura organizacional do projeto para o qual serão direcionadas as decisões. Obtenha consenso. Busque oportunidades, inove, realize, não esqueça do K.I.S.S. e seja bem-sucedido.
Relacionados


Escolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia mais

5 vantagens para implantar o cruzamento de dados do RH na nuvem para a sua empresa
Imagina um holerite online em que seus colaboradores podem acessar de qualquer lugar? Ou até mesmo um relatório que pode ser visto por outras unidades da empresa ? O avanço da tecnologia já é algo notável e até esperado. Mas...
Leia mais

Alinhando o RH ao planejamento estratégico da empresa.
“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. ” ― Sun Tzu Planejamento estratégico é o método...
Leia mais

O papel da gestão de crise durante a pandemia
Os impactos sociais e econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus estão sendo notados e sentidos por diversas empresas. A economia brasileira retraiu, aponta o mais recente Relatório de Inflação realizado pelo Banco Central, que reduziu de 3,8%...
Leia mais

Techware em mais uma etapa de implementação do eSocial
Na semana de 25 a 29/09 a equipe líder de implementação do eSocial da Techware esteve no Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, em Belo Horizonte, para mais uma etapa de testes...
Leia mais

Saiba mais sobre Design de Serviços no blog da Techware
Em um cenário corporativo de intensa concorrência como o atual, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que em suas atividades seja estabelecida uma busca constante pela geração de vantagens competitivas. Na definição mais simples e eficaz do que...
Leia mais