Capital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento das empresas.
A primeira vez que o termo “Capital Humano” surgiu foi em um artigo publicado na revista American Economic Review em 1961. O estudo foi realizado pelo professor Theodore W. Schultz do departamento de economia da Universidade de Chicago. Após a publicação, Theodore passou a ser considerado como o pai do capital humano, pelo seu trabalho intitulado como “Investment in Human Capital”.
Uma vez que as pessoas são os principais responsáveis pelos resultados operacionais das empresas, reter e desenvolver profissionais com características que os levem a se destacarem em suas áreas se tornou um pilar estratégico para o crescimento das companhias.
Para isso, os gestores de RH precisam utilizar tecnologia para coletar e analisar dados dos colaboradores e melhorar as tomadas de decisões.
Como desenvolver o capital humano?
Esta é uma das principais responsabilidades dos gestores de RH nos dias de hoje. Desenvolver o capital humano exige muita liderança, educação corporativa e tecnologia para mensurar todas as informações e ações realizadas.
Uma equipe que produz muito e que está engajada só é possível a partir de uma liderança presente, que tem empatia e carisma por sua equipe. Por isso, antes de tudo, diretores devem primeiramente capacitar e formar os líderes para que saibam repassar isso a todo o time.
Importância para as empresas
É nítido que ações de desenvolvimento humano diminuem o turnover, além de permitir a retenção de bons talentos, melhorando a produtividade da empresa e impactando positivamente nos resultados.
O estudo apresentado pelo professor Theodore demonstrou que quanto mais os trabalhadores se desenvolvem e têm acesso ao conhecimento, mais eles produzem e se comprometem com as suas tarefas.
Todas essas questões impactam diretamente na cultura organizacional, apresentando um bom ambiente de trabalho, trazendo mais engajamento, objetividade e motivando os colaboradores a crescerem junto com o negócio.
Como fazer a gestão e mensurar os resultados?
Para fazer a gestão do capital humano de forma outstanding é primordial o uso de tecnologias, através de softwares com os processos da empresa. É o que chamamos hoje de RH 4.0. Para aplicá-lo é necessário não somente a implantação de um bom sistema, mas de uma nova mentalidade, atuando em conjunto para gerir e medir a performance dos colaboradores de forma otimizada.
Tecnologia x Capital Humano
O uso da tecnologia está totalmente interligado com o desenvolvimento do Capital Humano. Somente através destes softwares é possível fazer uma análise compilada de dados e, assim, ser estratégico na coleta de informações sobre a performance dos colaboradores, ações de melhorias e treinamentos e busca por inovação em determinado setor, por exemplo.
Ou seja, a tecnologia pode ser uma excelente aliada no desenvolvimento e na retenção de talentos dentro das empresas. Se você quer crescer seus negócios, está mais do que na hora de se adequar!
Pessoal, o texto está aprovado. Mas apenas para conhecimento, o termo RETENÇÃO de talentos está sendo visto como um pouco ultrapassado nas discussões mais atuais sobre RH. O termo RETER conota o uso de técnicas que seguram ou prendem os colaboradores ao invés de continuamente ser uma empresa atrativa onde o empregado, por livre vontade, decide ficar.
Então falam-se agora de “atração contínua” ou apenas atração para as questões relacionadas ao que antes era chamado atração e retenção de talentos.
Como é muito novo, podemos deixar o texto como está. Mas se acham legal a gente pode já mudar isso e até colocar brevemente esta explicação que coloquei.
Relacionados


Unificação de soluções Oracle e Techware
A parceria da melhor empresa de tecnologia do mundo com a melhor folha de pagamento do Brasil tem um pilar central: a evolução constante do RH. Entender como estas especialistas em soluções estão realizando isso fica bastante claro com uma...
Leia mais

Transformação Digital no mundo corporativo
Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet. E não só mudanças internas, houve...
Leia mais

A saúde do colaborador como parte da estratégia das empresas que querem resultados
Por muito tempo, saúde e bem-estar no mundo corporativo estava associado às condições físicas do colaborador. Com os crescentes debates e cada vez mais conhecimento disponível acerca do assunto, as empresas passaram a olhar com mais atenção para a saúde...
Leia mais

Techware é eleita Top 5 do RH pelo Estadão em 2011
Por mais um ano a Techware é eleita Top 5 de RH, ou seja, está entre as cinco empresas mais lembradas na categoria TECNOLOGIA PARA GESTÃO DE RH. Tal classificação faz parte da primeira fase do Top Of Mind Estadão...
Leia mais

Entregas e implantação de sistemas
Como já dizia o escritor brasileiro José de Alencar, “o sucesso nasce da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. Em seu livro...
Leia mais

Techware é a melhor na categoria Folha de Pagamento
A Techware foi eleita mais uma vez como melhor fornecedora de software na categoria Folha de Pagamento! O prêmio reúne e reconhece os melhores fornecedores para Recursos Humanos e é organizado pelo grupo Gestão RH, especializado em conteúdo sobre Recursos...
Leia mais
