Skip to content

Listamos os principais acontecimentos que impactaram o RH em 2023 e as tendências que permanecerão fortes em 2024

RH
Techware
Dezembro 19, 2023

Nos últimos anos, o mundo passou por uma série de mudanças que afetaram especialmente as empresas e os modelos de trabalho. Os Departamentos de Recursos Humanos sentiram de forma acentuada essas transformações e, por esse motivo, precisaram se adequar rapidamente.

Adaptar-se e compreender as tendências essenciais para a área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, mesmo diante dos desafios, resulta em inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, aprimorando o desempenho da equipe, impulsionando a motivação, atraindo e retendo talentos, e, por fim, alcançando o sucesso do negócio 

Portanto, ao nos aproximarmos do final de 2023, convidamos você a analisar conosco o cenário atual e relembrar as principais tendências que impulsionaram o setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, e que continuam promissoras para 2024. Fique conosco e desfrute desta leitura!

Tendências que Marcaram o RH em 2023 e Prometem Continuar Fortes em 2024 

Recentemente, a Gartner fez uma pesquisa com mais de 500 líderes de RH em 40 países e todos os principais setores para identificar as principais tendências de RH e avaliar prioridades e desafios esperados para 2024. 

Baseada nesse levantamento, que você pode acessar completo aqui, preparamos uma lista sobre quais temas foram pauta em 2023 e tendem a permanecer no próximo ano. Confira!

1 – Formatos de Trabalho 

Durante a pandemia, as dinâmicas de trabalho passaram por adaptações significativas. No cenário atual, observamos uma diversidade de abordagens: algumas empresas optaram por adotar o home office integralmente, outras estão experimentando modelos híbridos, mas vemos uma forte tendência no que diz respeito ao retorno das operações presenciais. 

Nos últimos meses, grandes empresas, como Google, Salesforce e Amazon adotaram políticas de retorno ao modelo presencial e os principais argumentos para isso são: a melhora da comunicação, atuação em níveis mais criativos e aumento da produtividade, especialmente em mão de obra inteiramente operacional, que requer supervisão constante.

O principal desafio nisso tudo, é construir ambientes de trabalho que ofereçam segurança psicológica e bem-estar. Por isso, as organizações que escolheram voltar 100% para o presencial devem estruturar essa transição com cuidado e comunicar sobre as eventuais mudanças de modelo de trabalho, priorizando acima de tudo a saúde dos trabalhadores.

2 – Construindo Pertencimento: Explorando as Propostas de Valor no Ambiente Corporativo
As interações entre empresa, liderança e colaboradores sempre estiveram em pauta e estão ganhando uma importância ainda maior recentemente. Portanto, investir em estratégias e práticas de RH que promovam o bem-estar e criem um ambiente com segurança psicológica, confiança e empatia torna-se essencial. O objetivo é proporcionar aos colaboradores uma sensação genuína de pertencimento, reconhecimento e valorização. 

Em um vídeo recente, o Consultor e Escritor, Rogério Chér faz o seguinte questionamento: “Sua empresa promove felicidade de verdade?”. Refletir sobre o assunto e analisar quais ações concretas estão sendo feitas para realmente criar valor no ambiente corporativo e estruturar uma equipe realmente motivada e apaixonada pelo trabalho é fundamental e o primeiro passo para construir pertencimento.

3 – Saúde Mental dos Colaboradores 

Em 2023, a saúde mental assumiu um papel crucial nas organizações, uma vez que colaboradores que desfrutam de um ambiente de trabalho equilibrado tendem a ser mais produtivos, satisfeitos e engajados. Essa abordagem não apenas beneficia os colaboradores, mas também proporciona vantagens significativas para a empresa, incluindo a retenção de talentos, o fortalecimento da marca, a economia de recursos e a estabilidade financeira. Além disso, reflete o compromisso genuíno da organização com a responsabilidade social corporativa.

Os programas de incentivo à saúde mental dos colaboradores devem envolver atividades a longo prazo e manutenção, que inclua ações coordenadas entre os líderes e demais profissionais. Caso a sua empresa não tenha o conhecimento ou a expertise para lidar com o assunto, existem consultorias externas que identificam quais são as melhores alternativas e como aplicá-las no ambiente corporativo.

Nesta publicação falamos mais sobre a importância do bem-estar corporativo e como ele pode ser alcançado!

4 – Adoção de Novas Tecnologias

Na era tecnológica em que vivemos, muitas organizações têm direcionado seus investimentos para ferramentas e soluções que automatizam as rotinas do setor de Recursos Humanos, com o objetivo de reduzir erros e agilizar processos anteriormente lentos e burocráticos. 

Isso inclui análises e metrificação dos dados mais interessantes para que o setor esteja trabalhando em direção a atingir os objetivos macro do negócio. Consequentemente, tem-se uma área mais estratégica. Hoje, existem recursos que oferecem as mais diferentes funcionalidades para o setor, como é o caso do Cloud Computing, Big Data, Inteligência Artificial entre outros.

5 – Employee Experience

Quem nos acompanha há algum tempo, certamente, sabe que EX (Employee Experience – Experiência do Empregado) tem sido um tema bastante comentado por aqui. Isso porque é uma estratégia que transforma positivamente a relação entre empresa e colaborador, impulsionando a produtividade e os resultados. Assim, direcionar investimentos no desenvolvimento do capital humano emerge como estratégia fundamental para atingir as metas organizacionais previamente estabelecidas.

Confira nossa série de publicações sobre os 12 MOTIVOS que justificam por que um software robusto de base para o RH tornou-se um grande aliado da Employee Experience!

6 – People Analytics

Atualmente, o impacto do People Analytics no funcionamento das empresas é significativo, proporcionando a capacidade de cruzar dados e realizar uma análise abrangente e concreta sobre a retenção de talentos, produtividade, desempenho das equipes e o relacionamento tanto interno, com os colaboradores, quanto externo, com os consumidores. O investimento em People Analytics demanda uma estratégia cuidadosa para identificar quais informações são realmente relevantes para a análise desejada. 

7 – Diversidade e Inclusão

Apesar de não ser nada novo, a promoção da diversidade nas empresas emerge como uma das prioridades cruciais no atual panorama profissional. Quando uma organização abraça genuinamente a pauta do respeito e valorização das diferenças, os benefícios são notáveis, refletindo-se no aumento da criatividade da equipe, fomento à inovação, redução de conflitos, aprimoramento da imagem diante do mercado e fortalecimento da relação com os consumidores. Para alcançar esses resultados, é imperativo romper com a seletividade baseada em critérios como raça, crença, cultura, faixa etária, etnia, entre outros, e abrir oportunidades para profissionais com diversas características


2023 para a Techware

O ano de 2023 foi marcado por significativas transformações e avanços no mercado, e certamente a Techware não ficou de fora, adaptando-se prontamente a essas tendências. Implementamos essas mudanças de maneira integrada à realidade de nossa equipe e às soluções oferecidas, visando aprimorar nosso ambiente corporativo e facilitar a adaptação de cada cliente a esse novo cenário.

Para concretizar essas transformações e efetuar uma mudança substancial em nosso posicionamento, momentos decisivos se apresentaram. Por essa razão, gostaríamos de relembrar os principais eventos em que estivemos presentes ao longo de 2023, destacando como cada um contribuiu para a nossa evolução em um ano desafiador. Convidamos você a conferir esses acontecimentos abaixo!

Startse RH

Em maio de 2023, a Techware esteve presente no maior encontro entre os principais líderes de gestão de pessoas e, tivemos a oportunidade de fazer uma imersão no ecossistema de HRTechs para acompanhar o cenário do mercado brasileiro e descobrir as principais tendências e apostas do setor.

RH4Results

Em junho também aconteceu o RH4Results, no qual marcamos presença como expositores e colhemos insights com profissionais que são referência no mercado. Além disso, tivemos a oportunidade de nos conectar com outras empresas, expandir o networking e conhecer outras soluções inovadoras que têm transformado os RHs.

CONARH

Em agosto aconteceu um dos maiores eventos de RH e de Gestão de Pessoas do mundo, o CONARH, que nesta edição teve como objetivo central questionar os modelos tradicionais de gestão, assim como reforçar a importância de práticas mais inclusivas e que valorizem a diversidade e individualidade dos colaboradores. 

Simultaneamente também rolou a EXPO ABRH, que é a feira de negócios do CONARH, que contou com mais de 170 expositores. A Techware aproveitou esta ocasião para apresentar um novo posicionamento, que se baseia na importância de contar com um software de base para entregar a melhor experiência do colaborador. 

Quer saber mais sobre toda essa mudança? Confira aqui a cobertura completa do CONARH 2023!

TopSync

Agosto foi um mês muito importante, porque também aconteceu o TopSync, um evento online que compartilhou com o mercado os principais cases que levaram marcas e profissionais a serem indicados ao Prêmio Top of Mind de RH. Neste ano, a Techware, foi indicada na categoria Sistema de Folha de Pagamento e convidou novamente Rogério Cher para falar sobre “Como Fortalecer a Cultura Organizacional” na sessão de Employee Experience.

RHSUMMIT

Em novembro, participamos ativamente do evento como palestrantes e fizemos uma cobertura online completa de tudo que rolou nos três dias de encontro. Na ocasião, a Techware foi representada pelo sócio fundador da Devello e da Winx, Rogério Cher, que palestrou sobre “Como Tornar a Liderança mais Efetiva Pensando em um Maior Engajamento e Alta Performance”. 

Top Of Mind de RH 

O último grande evento de 2023, que contou com a participação da Techware, foi o Top Of Mind de RH, que hoje é a maior premiação da área concedida por diversos RHs do Brasil. Pela 10ª vez, a Techware esteve no TOP 5 entre as marcas mais lembradas da categoria Folha de Pagamento e concorreu ao topo da categoria.


Relacionados

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao aceitar essa mensagem e continuar navegando, você declara concordar com nossa política de cookies. Você pode gerenciar seus cookies a qualquer momento.