Marketing e Vendas: unidos em benefício do negócio
A cultura interdisciplinar é cada vez mais presente no ambiente corporativo. Quebrar as separações entre as áreas é um movimento que vai muito além dos espaços de trabalho compartilhados no conceito open space. A ideia de aproximar departamentos, promover engajamento e incentivar atuação coletiva está pulverizada em vários segmentos. Afinal, somar conhecimentos, repertórios e habilidades é uma forma prática de analisar questões com mais amplitude e criatividade. Nessa linha, Marketing e Vendas têm muito a ganhar ao trabalharem juntos. Além das áreas terem sinergia de propósitos, há benefícios para os dois lados.
Marketing e Vendas: comunicação e atendimento ao cliente.
Na Era Digital, os consumidores percorrem uma jornada informativa até tomaram a decisão de comprar algo ou contratar um serviço. Portanto, a troca de dados e experiências entre Marketing e Vendas é útil para a produtividade de ambos. Quanto mais sabe-se sobre o cliente, melhores são os conteúdos e abordagens de ambas as áreas. Também é viável a criação de perfil de público (personas) mais assertivos. Aliás, dados são um ponto importante aqui. O Marketing pode absorver a riqueza das informações do contato real com clientes do departamento de Vendas. Em contrapartida, a área de Vendas é favorecida com a qualificação de leads (clientes em potencial), que é realizada pelo Marketing.
A experiência de integração de Marketing e Vendas da Techware também traz um benefício muito importante para a cultura da empresa: transparência. Padronizar as ofertas realizadas pelas duas áreas é uma forma de respeito ao cliente. O que é comunicado pelo Marketing é, de fato, o que é vendido pela empresa. Tal aspecto ainda reflete positivamente no atendimento pós-venda, visto que as promessas são cumpridas e todos os envolvidos têm muita clareza dos acordos e condições estabelecidas. Outras vantagens da união das áreas são:
- Desenvolvimento de planejamentos mais robustos;
- Produção de conteúdo e de materiais de comunicação mais precisos;
- Visão abrangente de todo o fluxo da venda, incluindo os primeiros touch points (pontos de contato) com potenciais clientes.
Marketing e Vendas: mensuração de resultados.
Acima, falamos mais sobre as etapas anteriores à conversão (compra e/ou contratação). Entretanto, a parceria Marketing e Vendas estende-se também para a mensuração da eficiência das práticas. O retorno do time de vendas é um dos melhores parâmetros para aferir, por exemplo, se o Marketing está sendo efetivo na qualificação dos leads. Em um caminho similar, as vendas são o objetivo principal que o Marketing fomenta, logo, os resultados de um setor são conquistas para os dois. Claramente, unir Marketing e Vendas é uma estratégia inteligente para o negócio, assim como expandir a política de integração entre diversas áreas da empresa com o mesmo intuito de forças somadas por um mesmo propósito.
Relacionados


Psicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar. Tive...
Leia mais

Techware participa do Oracle HCM World em 2017.
Começou hoje o Oracle HCM World! O maior evento de Cloud da Oracle, que acontece de 11 a 13 de abril em Boston, Massachusetts. E a Techware como parceira Oracle não vai ficar fora dessa. Nossos TechDesigners já decolaram rumo...
Leia mais

Ação de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento. Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia...
Leia mais

Top of Mind de RH 2021: Techware entre as 5 mais lembradas
Iniciamos a contagem regressiva para a chegada de um grande marco para a Techware: nosso aniversário de 30 anos! Além desse importante evento, também temos outro motivo para comemorar. A Techware está novamente entre as cinco empresas brasileiras mais lembradas...
Leia mais

Techware parabeniza mulheres pelo seu dia.
Na Techware existe a clara consciência de que todos somos iguais, merecemos respeito e as mesmas oportunidades, independentemente de gênero, raça, cor... Entendemos que homens e mulheres devam ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver suas capacidades pessoais...
Leia mais

Techware entre os 10 melhores fornecedores de RH de 2016.
Numa noite de grandes premiações em evento promovido pela Gestão RH na Universidade Anhembi Morumbi, a Techware conquistou colocação entre os 10 melhores fornecedores de RH 2016. A empresa de software para Folha de pagamento e RH constou pela 5ª...
Leia mais