Marketing e Vendas: unidos em benefício do negócio
A cultura interdisciplinar é cada vez mais presente no ambiente corporativo. Quebrar as separações entre as áreas é um movimento que vai muito além dos espaços de trabalho compartilhados no conceito open space. A ideia de aproximar departamentos, promover engajamento e incentivar atuação coletiva está pulverizada em vários segmentos. Afinal, somar conhecimentos, repertórios e habilidades é uma forma prática de analisar questões com mais amplitude e criatividade. Nessa linha, Marketing e Vendas têm muito a ganhar ao trabalharem juntos. Além das áreas terem sinergia de propósitos, há benefícios para os dois lados.
Marketing e Vendas: comunicação e atendimento ao cliente.
Na Era Digital, os consumidores percorrem uma jornada informativa até tomaram a decisão de comprar algo ou contratar um serviço. Portanto, a troca de dados e experiências entre Marketing e Vendas é útil para a produtividade de ambos. Quanto mais sabe-se sobre o cliente, melhores são os conteúdos e abordagens de ambas as áreas. Também é viável a criação de perfil de público (personas) mais assertivos. Aliás, dados são um ponto importante aqui. O Marketing pode absorver a riqueza das informações do contato real com clientes do departamento de Vendas. Em contrapartida, a área de Vendas é favorecida com a qualificação de leads (clientes em potencial), que é realizada pelo Marketing.
A experiência de integração de Marketing e Vendas da Techware também traz um benefício muito importante para a cultura da empresa: transparência. Padronizar as ofertas realizadas pelas duas áreas é uma forma de respeito ao cliente. O que é comunicado pelo Marketing é, de fato, o que é vendido pela empresa. Tal aspecto ainda reflete positivamente no atendimento pós-venda, visto que as promessas são cumpridas e todos os envolvidos têm muita clareza dos acordos e condições estabelecidas. Outras vantagens da união das áreas são:
- Desenvolvimento de planejamentos mais robustos;
- Produção de conteúdo e de materiais de comunicação mais precisos;
- Visão abrangente de todo o fluxo da venda, incluindo os primeiros touch points (pontos de contato) com potenciais clientes.
Marketing e Vendas: mensuração de resultados.
Acima, falamos mais sobre as etapas anteriores à conversão (compra e/ou contratação). Entretanto, a parceria Marketing e Vendas estende-se também para a mensuração da eficiência das práticas. O retorno do time de vendas é um dos melhores parâmetros para aferir, por exemplo, se o Marketing está sendo efetivo na qualificação dos leads. Em um caminho similar, as vendas são o objetivo principal que o Marketing fomenta, logo, os resultados de um setor são conquistas para os dois. Claramente, unir Marketing e Vendas é uma estratégia inteligente para o negócio, assim como expandir a política de integração entre diversas áreas da empresa com o mesmo intuito de forças somadas por um mesmo propósito.
Relacionados


Implantação de softwares em empresas
"Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. ” – Jean-Paul Sartre Ninguém pensa em iniciar a construção de uma casa pelo telhado ou janelas da sala. O mais natural e o que cria condições...
Leia mais

Employee Experience: a jornada do colaborador
A experiência do funcionário, ou employee experience, ao compreender tudo o que as pessoas descobrem, observam ou sentem ao longo de sua jornada na organização conduz a uma visão abrangente do relacionamento entre o colaborador e a organização, do processo...
Leia mais

Techare no top 5 do RH no Top of Mind 2017.
A Techware já está entre as 5 melhores e concorre ao Top of Mind de RH 2017. Vote e coloque-a no topo! Mais uma vez a Techware, empresa de software para folha de pagamento e Recursos Humanos está entre as...
Leia mais

Principais mudanças no eSocial para 2023
O eSocial é um programa do governo que tem por objetivo garantir aos colaboradores direitos trabalhistas e previdenciários, tais quais o 13º salário, férias e pagamento de valores rescisórios. A plataforma surgiu para digitalizar e condensar o envio de informações...
Leia mais

Design de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia mais

Gestão de pessoas: filhos no trabalho
Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas...
Leia mais
